belaeafera

Pra começar, se trata de recontar um clássico francês. A história por si só já é linda: homem é punido por sua arrogância e é transformado em uma fera horrível, e a única forma de desfazer o feitiço é amar uma pessoa e ser amado de volta. No desenho, tudo isso nos é mostrado por meio de vitrais, que falam do príncipe e da sua maldição.

Mas aqui com uma data pra rompê-la, até a queda da última pétala de uma rosa. Recluso em seu castelo, onde tudo e todos foram igualmente amaldiçoados, ele prende o pai de Bela por ter invadido seu castelo quando se perdeu na floresta. Bela, então, parte em busca do pai para encontrá-lo, e quando o faz, troca de lugar com ele. Decidido a quebrar a maldição, ele tenta com ajuda dos seus criados a conquistar a moça. Porém, com o passar dos anos de isolamento, ele se tornou mais rude e anti-social do que já era. Bela, não é uma mulher comum. Aqui, ela é uma sonhadora inteligente e por isso considerada estranha por todos da cidade.

Principalmente por rejeitar o fanfarrão Gaston que planeja desposá-la. Ela é a doçura encarnada. Já Gaston é um dos melhores vilões pelo simples fato de ser adorável. Ele é tão fanfarrão que suas cenas são hilárias, e quase nos fazem torcer por ele. Ele não é de todo mau, é mais burro que outra coisa. Já a Fera é um ser perdido, que não sabe como conviver com outras pessoas, mas ao salvar Bela de uma alcatéia, mostra que há mais nele do que em sua aparência horrenda.

Um dia, Bela pediu que Fera a deixasse visitar sua família, pedido que a Fera, muito a contragosto, concedeu, com a promessa de ela retornar em uma semana. O monstro combinou com Bela que, para voltar, bastaria colocar seu anel sobre a mesa, e magicamente retornaria.

Bela visitou alegremente sua família, mas as irmãs, ao vê-la feliz, rica e bem vestida, sentiram inveja, e a envolveram para que sua visita fosse se prolongando, na intenção de Fera ficar aborrecida com sua irmã e devorá-la. Bela foi prorrogando sua volta até ter um sonho em que via Fera morrendo. Arrependida, colocou o anel sobre a mesa e voltou imediatamente, mas encontrou Fera morrendo no jardim, pois ela não se alimentara mais, temendo que Bela não retornasse.

Bela compreendeu que amava a Fera, que não podia mais viver sem ela, e confessou ao monstro sua resolução de aceitar o pedido de casamento. Mal pronunciou essas palavras, a Fera se transformou num lindo príncipe, pois seu amor colocara fim ao encanto que o condenara a viver sob a forma de uma fera até que uma donzela aceitasse se casar com ele. O príncipe casou com Bela e foram felizes para sempre.

Clássico Infantil Walt Disney.