Quase todo mundo já sentiu, em algum momento, aquela sensação de que algo está faltando, um senso de incompletude, que incomoda e nos gera tristeza. É um sentimento bastante angustiante, de um verdadeiro vazio emocional.
Essa sensação pode ter diferentes origens: momentos de transição, perdas ou frustrações significativas, estresse, dificuldades nos relacionamentos, questões de identidade, eventos traumáticos, ou até mesmo distúrbios ligados à saúde mental, como a depressão ou bipolaridade, por exemplo.
Quando a pessoa se distancia do que traz prazer e satisfação, levando uma vida que não deseja, seja no âmbito profissional, sentimental ou familiar, ou quando se compara excessivamente com os outros, essa sensação pode se intensificar e gerar padrões de pensamento que levem-na a questionar – muitas vezes de forma pouco lúcida – o porquê das coisas “não darem certo”.
Esse vazio pode gerar a incômoda sensação de falta de rumo. E, não raramente, busca-se preencher esse vazio de maneiras nada saudáveis, com vícios e compulsões, por exemplo.
É importante buscar ajuda profissional para lidar com esse sofrimento psicológico. A psicoterapia ajuda não só a identificar e a reconhecer o vazio emocional, mas também compreender suas causas e buscar por soluções saudáveis e construtivas.
A vida é feita de altos e baixos, sim. É normal ficarmos tristes em certos períodos, mais do que em outros. Mas não se deve ignorar um vazio emocional, especialmente quando ele é persistente. Lidar com esse sentimento exige grande esforço – e contar com o apoio da Psicologia pode tornar esse processo mais leve.
O autoconhecimento estimulado pela psicoterapia é um ponto de partida para superar esse vazio, encontrar novamente um propósito e voltar a enxergar as alegrias que a vida oferece. Não enfrente isso só! Você merece encontrar a paz e a felicidade que tanto deseja!