A ansiedade é uma emoção natural, que surge em momentos de maior pressão ou tensão.
Nessas horas, é fácil entrar em ciclo vicioso, que alimenta a própria ansiedade, o estresse e a sensação de descontrole.
Felizmente, é possível aprender a quebrar esse padrão. Veja abaixo 5 práticas que você pode adotar para obter maior controle sobre sua ansiedade.
- RESPIRAR
Em meio ao turbilhão de reações físicas geradas pela ansiedade, a respiração é uma grade aliada. Respirar de forma consciente ajuda a acalmar as respostas automáticas do corpo frente a uma situação de estresse.
2 FOCO
Direcione o foco para pensamentos neutros ou tranquilizadores. Substitua o “Estou com medo”, por “Estou em segurança” ou “Eu consigo lidar com isso”. Essas autoafirmações promovem serenidade e amenizam a agitação mental.
- DESAFIE A EVITAÇÃO
Temos o instinto de evitar aquilo que nos causa ansiedade, mas o ideal é enfrentar as suas fontes, para poder superá-las. Respeitando seus limites, procure encarar gradativamente aquilo que causa desconforto. Com persistência, isso transformará o medo em conquista e superação. - EVITE OS PENSAMENTOS IRREAIS:
O medo nos faz antecipar situações que não aconteceram, muitas vezes com narrativas distorcidas, que raramente refletem a realidade. Questionar esses pensamentos ajuda a entender o que é real, e o que não é. - CONTROLE SEUS PENSAMENTOS:
Pensamentos, sentimentos e comportamentos precisam estar alinhados. Escolher conscientemente os pensamentos e comportamentos ajuda a modelar os sentimentos, para que se tenha maior harmonia interna e bem-estar.
Esses são cuidados que você pode ter quando sentir a ansiedade está tomando conta dos seus pensamentos. Tenha em mente que a psicoterapia pode ir ainda mais fundo, ajudando a entender o que desencadeia a ansiedade, reduzir seus sintomas e trabalhar seu enfrentamento. Conte comigo para acompanhar você nessa jornada! ✨