Todos sabem que o ato de rir, além de ser gostoso e relaxante, é natural a todos os seres humanos. Inclusive, rir é “contagioso”: ver outra pessoa rindo nos leva a rir, também – mesmo se não soubermos qual é exatamente o motivo! 😁
Mais do que ser uma alegria momentânea, rir tem efeitos positivos diretos sobre a saúde emocional e mental. Acredite: rir é também uma forma de autocuidado.
Quando rimos, inevitavelmente nos sentimos mais relaxados e somos tomados por uma onda positiva e leve. Isso acontece porque o ato de rir diminui os níveis dos hormônios ligados ao estresse, como o cortisol e epinefrina (adrenalina), e libera aqueles que são popularmente chamados de “hormônios da felicidade”: serotonina e endorfina, que trazem a sensação de bem-estar, prazer e alegria.
Há efeitos positivos também sobre o corpo: a risada estimula os músculos abdominais, aumenta a frequência respiratória e estimula a circulação. O riso gera relaxamento, distrai, reduz o estresse e pode até ajudar a diminuir dores crônicas.
O riso pode também render bons frutos para sua vida social. Quando rimos nos tornamos mais amigáveis, o que acaba despertando a atenção e aproximando pessoas de nós. É uma forma de se conectar com o outro e até de influenciar positivamente o humor de quem nos rodeia – o que pode facilitar o convívio e derrubar barreiras.
O hábito de rir interfere na forma como você encara e vive o seu dia a dia. Quem ri com facilidade costuma reagir de forma mais leve diante de situações estressantes, sendo mais flexível na forma de lidar consigo mesmo e com os outros.
Ou seja, além do seu cérebro e do seu corpo responderem positivamente ao riso, suas emoções também agradecem. Sempre que puder, aposte em mais momentos de humor e descontração em sua rotina! Isso também é parte de viver melhor!