A depressão é uma doença crônica, que causa alteração de humor e tristeza profunda, geralmente prolongada. É um transtorno marcado pela melancolia, falta de ânimo, alterações no sono e no apetite, falta de esperança e perda de interesse e prazer, mesmo por coisas que a pessoa costumava gostar.
Diferente da tristeza, que é provocada por algum acontecimento específico, a depressão não tem uma única causa; Não é um simples sentimento, mas uma doença complexa, que envolve o corpo e a mente, com impactos profundos no âmbito pessoal, profissional, familiar e social.
Além do impacto direto sobre a pessoa que sofre com a doença, a depressão pode representar também um desafio para os familiares. Geralmente, a primeira reação é a de querer ajudar. Mas, apesar da boa intenção, nem sempre essa ajuda é tão simples ou eficiente quanto se gostaria.
Porém, os sintomas da depressão não podem ser alterados de um dia para o outro. Eles independem da vontade da pessoa e nada têm a ver com acomodação ou falta de esforço.
Infelizmente, muitas vezes tendemos a ser menos pacientes com as pessoas que nos são mais íntimas. Familiares muitas vezes manifestam raiva, exaustão, frustração e decepção com a pessoa, fazendo com que a pessoa com depressão passe a carregar mais uma carga: a da culpa.
É importante saber que a depressão precisa do acompanhamento de um profissional – inclusive para os familiares, se necessário. Além do acolhimento à pessoa com depressão, o acompanhamento psicológico pode ajudar a evitar maiores desgastes nas relações familiares.
Pesquise sobre a doença e seus sintomas. Incentive a busca e a adesão ao tratamento. Ajude a pessoa a reconhecer os progressos. Essas ações permitirão a você acolher, escutar e ser um porto seguro para ela. Não tenha dúvida: oferecer amor e acolhimento é uma parte importante do tratamento de quem sofre com a depressão. ❤️