MIDOREXIA

A Midorexia é um distúrbio cada vez mais comum, caracterizado pela preocupação excessiva com a busca incessante da juventude e a resistência ao envelhecimento.

Mais do que uma simples busca por padrão estético jovem, a midorexia é um indicador de uma sociedade que valoriza a juventude de maneira desproporcional.

Muitas pessoas, influenciadas por esses padrões, que são tanto estéticos quanto comportamentais, sentem uma pressão constante para se manterem jovens a qualquer custo. É como se envelhecer fosse sinônimo de fracasso.

Essa busca incessante – e necessariamente frustrada – pode levar à ansiedade, baixa autoestima, distúrbios alimentares e até a quadros depressivos.

Além do aspecto físico, pessoas que sofrem com a midorexia tendem a querer viver e se comportar como se fossem bem mais jovens do que são: procuram amigos e parceiros mais novos, frequentam lugares cujo público pertence a outra faixa etária, assumem comportamentos que tentam esconder a idade que realmente têm. Ao se tornar obsessivo, esse esforço pode causar problemas, inclusive, nas relações amorosas, familiares e sociais.

É importante ter em mente que ter um estilo de vida ativo e jovial é positivo, sem dúvida. O que é negativo é o excesso, a fuga da realidade e negação, a todo custo, da passagem do tempo e de seus efeitos.

A psicoterapia é uma ferramenta valiosa para lidar com a midorexia, ajudando a reconhecer e questionar limites e padrões prejudiciais, para que se possa viver com alegria e vitalidade, sem negar o próprio amadurecimento – nem buscar o impossível.

Ao trabalhar a autoaceitação, o amor-próprio e a construção de uma autoimagem saudável, é possível promover um relacionamento mais equilibrado e positivo com o amadurecimento, sem que isso signifique, em absoluto, abrir mão da própria vaidade ou da alegria de viver. 🌟

Midorexia #EnvelhecimentoSaudavel #Psicoterapia #CuidadoEmocional #SaberEnvelhecer

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato telefônico:
(21) 99795-2153

Email de contato:
[email protected]

Precisa de ajuda?

© Helio Felippe. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress