“MEU MEDO? ACABAR SÓ…”

O medo de ficar só é uma preocupação muito comum, influenciada por mitos e padrões sociais que associam, há séculos, a ideias de que só é feliz quem está em um relacionamento.

Até pouco tempo atrás era comum usar o termo “ficar para titia”, para falar de alguém (especialmente do sexo feminino) que não se casou e que, por isso, seria automaticamente uma pessoa incompleta e infeliz, destinada a ser “apenas tia”, mas nunca “esposa” ou “mãe”. É uma visão que associa a falta de um parceiro à ideia de fracasso pessoal.

No entanto, é essencial compreender que a realização e a felicidade não são exclusivas de relacionamentos românticos; que é perfeitamente possível ter uma vida independente e significativa, sem depender do outro para construir a própria felicidade.

Investir em amizades, interesses pessoais e projetos individuais pode ser uma fonte valiosa de satisfação e crescimento pessoal. A ideia de que só é feliz quem está acompanhado muitas vezes leva à ansiedade e à pressão para encontrar um parceiro – ou à ideia de que é necessário suportar relações infelizes ou tóxicas, porque elas são opções melhores do que estar só.

A psicoterapia pode ajudar a explorar esse sentimento e a identificar as raízes desses medos, desafiando padrões de pensamento negativos e desenvolvendo estratégias para construir uma vida emocionalmente rica e satisfatória, independentemente do estado civil.

A terapia promove a autoestima, estimula o autoconhecimento e ajuda a desenvolver habilidades sociais que facilitem a aproximação com outras pessoas, com a certeza de que a felicidade começa pela qualidade da relação que você tem consigo mesmo.

Considere a psicoterapia como um caminho para explorar, compreender e transformar os padrões que impedem o florescer pleno de uma vida emocionalmente equilibrada e gratificante. Estar só ou acompanhado faz parte disso – mas não define, de forma alguma, tudo aquilo que você é. 🤍

MedoDeFicarSo #Relacionamentos #Psicoterapia #CuidadoEmocional #SozinhaNunca

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato telefônico:
(21) 99795-2153

Email de contato:
[email protected]

Precisa de ajuda?

© Helio Felippe. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress