Você já se perguntou quais são as atividades que fazem você se sentir mais alegre? E já se perguntou, também, sobre a razão pela qual elas têm esse efeito em você?
Isso acontece, em boa parte, porque essas atividades estimulam a produção dos “hormônios da felicidade”: são os neurotransmissores que regulam o humor e bem-estar emocional. É, literalmente, o efeito emocional positivo gerado por um estímulo químico no cérebro.
Temos como influenciar positivamente a produção desses nossos “hormônios da felicidade” por meio de estratégias comportamentais – que são mais simples do que você imagina!
Seus hábitos são, ao mesmo tempo, causa e consequência de como você se sente – e dos neurotransmissores que você produz.
Veja alguns exemplos de atividades cotidianas e prazerosas, que podem estimular a produção desses neurotransmissores e melhorar seu dia!
😊 A Dopamina, conhecida como o “hormônio do prazer”, é estimulada ao ouvir música, dormir e pelo ato de estabelecer e cumprir metas.
🥰 Já a Ocitocina, o “hormônio do amor”, pode ser aumentada ao abraçar alguém, namorar, estar com amigos e fazer atos de generosidade.
😁 A Serotonina, relacionada ao humor e bem-estar, é estimulada pelas atividades na natureza, meditação, oração e ao saborear uma bela refeição.
😄 E a Endorfina, nosso “analgésico natural”, reduz a percepção de dor e promove a sensação de relaxamento e bem-estar. É liberada ao rir, dançar, praticar exercícios físicos e até ao comer chocolate amargo.
Lembre-se: mesmo as pequenas mudanças em sua rotina fazem diferença em seu bem-estar emocional. Atividades que gerem prazer e satisfação devem ser parte de uma vida emocionalmente saudável.
Como psicoterapeuta, estou aqui para te ajudar a descobrir maneiras de lidar melhor com suas emoções e construir uma vida mais equilibrada e significativa, que tenha espaço para essas atividades – e para o bem que elas promovem. Entre em contato e agende uma consulta! 🌟💙