MEU FILHO CRESCEU MAS NÃO SABE O QUE QUER DA VIDA…

É natural que os jovens sintam alguma incerteza em relação ao futuro e à escolha de uma carreira ou um caminho de vida, especialmente diante das tantas possibilidades que eles têm nos dias de hoje.

Porém, é importante distinguir entre uma confusão temporária e uma apatia persistente, que transforma a “incerteza” em inércia, fazendo que o jovem nem sequer busque caminhos para o seu futuro.

A família desempenha um papel crucial nisso. É importante oferecer apoio emocional, escuta ativa e espaço para que os filhos expressem suas dúvidas e inseguranças. Encorajá-los a explorar diferentes áreas de interesse, incentivar a busca por experiências e o contato com profissionais que possam compartilhar suas trajetórias, são maneiras valiosas de ajudar.

Porém, quando a falta de atitude persiste e o jovem parece incapaz de se engajar na busca por alternativas, é preciso ter atenção. Essa apatia pode ter como causa a mera acomodação, dependência financeira, ou ser consequência da superproteção de pais que, no desejo de poupar os filhos, acabam inibindo seu desenvolvimento.

Pode haver também casos associados a distúrbios de saúde mental, como quadros depressivos ou burnout, por exemplo, que requerem tratamento.

Um psicólogo pode ajudar a identificar questões emocionais e pensamentos limitantes, que estejam afetando a motivação e o amadurecimento do jovem. Trabalhar a autoestima, o autoconhecimento, refletir sobre os interesses, habilidades, valores e potencialidades, desenvolvendo estratégias para enfrentar os desafios relacionados à indecisão e falta de direção, costumam ajudar bastante.

A descoberta do propósito e direcionamento na vida é um processo individual, e cada pessoa tem seu próprio tempo. A terapia auxilia o jovem a desenvolver atitudes e confiança para traçar seu caminho, compreendendo que incertezas fazem parte da vida, mas não devem ser freios para o crescimento.

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato telefônico:
(21) 99795-2153

Email de contato:
[email protected]

Precisa de ajuda?

© Helio Felippe. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress