NEGAÇÃO

Evitar o sofrimento negando a realidade, sentimentos ou comportamentos, é algo mais comum do que se pode imaginar, principalmente diante de situações traumáticas ou muito difíceis de enfrentar.

De alguma forma, negar uma realidade incômoda pode até parecer mais confortável, mas é um comportamento que tem efeito apenas temporário, que mantém a dor exatamente onde está.

A negação cria a falsa sensação de que não existe dor ou de que ela diminui imensamente. Essa, porém, é uma ilusão que nos distancia cada vez mais da verdade, podendo inclusive, se consolidar em nossas mentes – criando um novo problema. É o caso das pessoas que, mais do negarem um problema que elas sabem a existir, passam simplesmente a ignorá-lo por completo. 😑

Para lidar com o sofrimento, o fracasso, as perdas ou o medo, é preciso estar pronto para se deparar com a dor e com a angústia, e nem todos estão dispostos a enfrentar isso.

No entanto, sem se debruçar sobre a verdade, não há como solucionar internamente o desconforto que ela causa, nem desenvolver os recursos emocionais necessários para lidar com ela.

Essa negação normalmente adia qualquer tomada de decisão que envolva o assunto, o que pode aprofundar ainda mais o problema do qual se quer tanto fugir. Muitas pessoas se negam até mesmo a pensar sobre ele – o que leva a um estado permanente de tristeza, às vezes sem que ela própria saiba o motivo.

A psicoterapia – normalmente recomendada por algum familiar ou amigo – pode ajudar uma pessoa em estado de negação a retomar o contato com a realidade e ressignificar sua dor, com enfrentamento e crescimento pessoal.

Negar uma dor pode até parecer inevitável à primeira vista, mas prolongar este estado é o mesmo que fugir com ela acorrentada aos seus próprios pés. Por mais intensa que seja, a dor pode ser um impulso para que você aumente sua força interna e descubra sua incrível capacidade de superação.

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato telefônico:
(21) 99795-2153

Email de contato:
[email protected]

Precisa de ajuda?

© Helio Felippe. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress